O Todos Pela Educação (Todos) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, suprapartidária e independente. Foi fundada em 2006 com a missão de melhorar o Brasil, impulsionando a qualidade e a equidade da Educação Básica no País. Esse objetivo foi traduzido em cinco grandes metas:
1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
3. Todo aluno com aprendizado adequado a seu ano.
4. Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído.
5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
A atuação do Todos está estruturada em 4 pilares.
1) Colocar a Educação em pauta (Mobilização e comunicação):
Criação de um senso de urgência e importância para a melhoria da Educação Básica pública brasileira.
2) Produção de conhecimento técnico (Dados e inteligência):
Elaboração de diagnósticos aprofundados com base em dados oficiais, estudos e pesquisas. A principal e mais recente ação nesse sentido é o Educação Já!. Leia mais sobre essa importante iniciativa para o País logo abaixo.
3) Articulação com o poder público e organizações diversas (Advocacy):
Apresentação e transferência do conhecimento produzido sobre Educação Básica para os poderes Executivos e Legislativos, de forma suprapartidária, somado a diálogos com atores chaves diversos que podem apoiar a formulação e implementação destas políticas públicas educacionais.
4) Monitoramento público
Realização de monitoramento de resultados e de processos de implementação das políticas educacionais.
Educação Já! – prioridade para o Brasil e foco de Todos: Em 2018, o Todos Pela Educação lançou o Educação Já!. Uma iniciativa suprapartidária que elenca 7 recomendações de políticas públicas que, se implementadas de maneira sistêmica, podem fazer o Brasil alçar um novo patamar para a Educação Básica pública. Liderado pelo Todos, o esforço já contou com a colaboração de mais de 80 especialistas – entre eles gestores, acadêmicos e educadores – e segue sendo aprimorado e detalhado.
Para conferir as marcas que já apoiaram e o valor repassado, clique aqui.