Em 2019, o Burger King fortaleceu a parceria com o Arredondar iniciada no ano anterior com duas propostas: adotar a microdoação em mais lojas e apoiar mais organizações. E o BK levou esse compromisso a sério. Os centavos arredondados na rede de fast food já somam mais de R$ 1 milhão em doações para a causa da educação!
Atualmente, 13 ONGs recebem recursos da parceria: Acompar, AFESU, CENPEC, CPCD, Escola de Gente, Instituto Constelação, Instituto Criar, Instituto Ponte, ITS Brasil, OCA, Uerê, Terra Livre, Todos pela Educação.
A estratégia que fez toda a diferença: foco nos colaboradores internos
O BK, em conjunto com o Arredondar e as organizações apoiadas, abriu espaço para criar uma estratégia de engajamento interno diferenciada, mobilizando a sua equipe em todos os níveis: gerentes regionais, gerentes de loja, operadores de caixa.
“Trabalhamos para garantir que toda a equipe da marca parceira, desde os colaboradores de loja até o mais alto diretor, saiba como o Arredondar funciona e qual o impacto gerado pelo dinheiro arrecadado. Além de promover a aproximação entre a marca e as ONGs apoiadas, é essencial que cada um saiba o poder de transformação que está em suas mãos. Essa é a chave do sucesso para o engajamento das equipes”. Luiza Sodré, responsável pelo engajamento de marcas no Movimento Arredondar.
Colaboradores empenhados em convidar os clientes a arredondar em suas lojas
Nesses dois anos, o BK falou do Arredondar em convenções e treinamentos internos, realizou ações em lojas, convidou algumas das ONGs apoiadas para participar de workshops com gerentes. Essas ações não só mostram aos colaboradores da marca o propósito da parceria como ressignificam o engajamento para convidar os clientes a doarem.
Ao invés de saber apenas quem recebe a doação, cria-se um ambiente de troca e aprendizado. Uma das estratégias é mostrar como a doação se transforma em material escolar, uniformes, refeição, horas de atividades extra-escolar.
Para Beatriz Bouskela, Vice-Presidente do Arredondar, “as pessoas sentem-se parte da nossa proposta quando entendem que podem ajudar a construir a mudança que desejam. Quando entendem que as doações que elas mobilizam ali na hora do pagamento vão gerar oportunidades de acesso e educação de qualidade para milhares de crianças e jovens”.
A parceria do BK com o Arredondar já arrecadou mais de um milhão em doações até aqui
Até o fechamento de Fevereiro, os centavos de troco arredondados desde o começo da parceria em 2018 já totalizam R$ 1.637.418,30. Foram mais de 9 milhões de atos de doação realizados nos restaurantes da rede. Cerca de 20 mil pessoas arredondando diariamente nos pagamentos em dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito.
“Este é apenas um resultado do cuidado e engajamento que temos com a causa. Mas não queremos parar por aí, continuaremos motivando nossos colaboradores e incentivando os arredondamentos para contribuir com a realidade de ainda mais ONGs do Brasil”. Iuri Miranda, CEO do Burger King do Brasil.
Por Sulamita Santana