Parceria entre a rede de pet shops e o Instituto Arredondar mobiliza consumidores a transformarem centavos em impacto social em prol de ONGs de saúde e proteção animal
A Petz, maior rede de pet shops do Brasil, e o Instituto Arredondar, organização sem fins lucrativos dedicada à mobilização de recursos e soluções estratégicas para impacto social, seguem unidas para fortalecer a cultura da generosidade no país. No Dia de Doar 2025, que acontece em 2 de dezembro, as duas organizações celebrarão o impacto das microdoações realizadas diariamente nas lojas da rede. A iniciativa, que integra o movimento global #GivingTuesday, reforça o papel de empresas e consumidores na construção de uma sociedade mais solidária.
Desde 2019, a parceria entre a Petz e o Arredondar convida clientes a arredondarem o valor de suas compras no caixa e destinarem os centavos a organizações sociais. Ao longo desses anos, a rede já viabilizou mais de R$ 4,6 milhões arrecadados por meio de 25 milhões de doações, que apoiaram 26 ONGs que atuam na causa animal. Somente em 2024, foram registradas mais de 1,6 milhão de microdoações nas lojas da marca em todo o país. No Dia de Doar do ano passado, realizado no dia 03/12, por exemplo, a parceria com a Petz inspirou 11.330 doações, mostrando como a mobilização de um único dia pode gerar grande impacto.
A solução de microdoação é integrada diretamente ao sistema de pagamento da Petz, tornando o processo rápido, transparente e acessível. Assim, ao finalizar uma compra de R$ 37,80, por exemplo, o cliente pode optar por arredondar para R$ 38,00, e os 20 centavos são doados. Esse gesto simples, repetido muitas vezes, gera impacto concreto na vida de pessoas e animais atendidos pelas instituições beneficiadas.
Para o Dia de Doar 2025, a Petz reforça suas ações de engajamento interno, estimulando suas equipes e clientes a participarem ativamente da data e fortalecerem a cultura da generosidade no dia a dia. “A parceria com o projeto Arredondar reforça o nosso propósito de transformar pequenos gestos em grandes mudanças. Quando os clientes da Petz escolhem arredondar o valor de suas compras, eles se tornam parte de uma corrente de solidariedade que ajuda a promover o bem-estar animal e a dar uma nova chance a milhares de pets em todo o país”, explica Giulliana Tessari, gerente do Adote Petz.
“Nosso trabalho com marcas como a Petz vai além da integração tecnológica. É sobre engajamento e cultura, sobre incluir a doação na rotina de consumo de milhões de pessoas. Quando uma empresa escolhe engajar seus clientes, ela não só multiplica recursos, mas também valores e impacto positivo. Cada ação de microdoação é um convite para que empresas fortaleçam seus compromissos ESG de forma simples, escalável e com resultados que impactam a vida de pessoas e animais,” afirma Camila Pasin, gerente de parcerias do Instituto Arredondar.
Mobilização nacional pelo Dia de Doar
Por mais um ano, o Dia de Doar reforça o fortalecimento da cultura de doação no país, em um momento em que o volume de doações públicas registradas apresentou queda. Até setembro de 2025, o Monitor das Doações, iniciativa da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), contabilizou cerca de R$ 198 milhões em doações, número inferior ao registrado em 2024, quando o valor ultrapassou R$ 670 milhões. A mobilização, portanto, busca reacender o engajamento coletivo e reforçar a importância de apoiar organizações da sociedade civil, mais de 870 mil em todo o Brasil, muitas delas com recursos limitados.
A campanha nacional, liderada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), foi lançada oficialmente no dia 23 de setembro, em uma live no YouTube que apresentou novidades como o 5º Edital de Apoio à Filantropia Comunitária, materiais de comunicação com inteligência artificial descomplicada e guias práticos para organizações e empresas engajarem suas comunidades.
Para Ari Weinfeld, fundador e Presidente do Conselho do Instituto Arredondar, o Dia de Doar é uma oportunidade de ampliar o alcance das microdoações e reforçar o poder da solidariedade cotidiana. “A parceria com a Petz mostra como a doação pode fazer parte da rotina de consumo, transformando o ato de comprar em uma escolha consciente e de impacto. Cada transação é uma chance de fortalecer o trabalho das ONGs e o vínculo entre empresas, pessoas e causas sociais”, afirma.
Além da facilidade de adesão e transparência no repasse, o modelo de microdoações também contribui para engajar colaboradores, fortalecer o propósito corporativo e aproximar marcas de causas relevantes. Com métricas claras e resultados auditados, o Arredondar transforma centavos em impacto mensurável, conectando responsabilidade social e experiência de compra.






