Arredondar e Burger King movimentam mês da educação
No Dia da Educação (28 de Abril), o Burger King Brasil utilizou as suas redes sociais para enfatizar a importância de apoiar a causa da educação convidando os clientes que passam pelo caixa a arredondar o valor do pedido e transformar centavos de troco em uma microdoação.
De centavo em centavo, a parceria do BK com o Arredondar já mobilizou mais de 20 milhões de atos de doação, arrecadando mais de R$ 3.7 milhões e gerando visibilidade para as ONGs apoiadas. Uma média de 680 doações por hora mostra a receptividade das pessoas em encontra um canal para participar e colocar em prática a solidariedade.
Qual o destino desses centavos arredondados?
As doações arredondadas por meio do arredondamento nos restaurantes Burger King® são destinadas a 13 organizações que atuam na causa da educação e estão em 7 estados do Brasil.
Os recursos viabilizam o acesso a uma educação de qualidade, com equidade, inclusão e apoio psicossocial: desde atividades de complemento escolar, acolhimento e atendimento psicológico, políticas educacionais, mobilizar rede de educadores, metodologias inovadoras; e até mesmo organizações que utilizam a educação como ferramenta para inclusão, promoção social e entrada no mercado de trabalho.
”As pessoas se sentem bem em doar. Só precisa ser prático e confiável. E com a integração tecnológica que a gente faz com o Arredondar, conseguimos isso: é só uma tecla para o colaborador, centavos para quem doa. E o site da parceria mostra as ONGs apoiadas, quanto foi arrecadado. Esperamos ser uma ponte para inspirar mais pessoas a doar e conhecer o trabalho das ONGs que estão transformando a educação.
Iuri MirandaCEO da BK Brasil
Histórias de impacto: como as ONGs transformam vidas
Uma das ONGs que recebem recursos é o CPCD, que atua em 14 municípios, localizados em 3 estados: Minas Gerais, Maranhão e São Paulo. Somente no segundo semestre de 2021, a organização atendeu cerca de 5 mil pessoas.
Um dos programas da organização, o Ser Criança, acompanha 160 crianças e adolescentes e suas respectivas famílias de Araçuaí/MG. Todas as quartas-feiras, em um quiosque aberto, são entregues cestas com vegetais e frutas produzidos no Sítio Maravilha (Centro de Permacultura do Vale do Jequitinhonha) para as famílias em esquema de rodízio; junto com uma série de kits de aprendizagem, receitas, livros, para manter as pedagogias vivas e as famílias conectadas.
Flavia Mota, Diretora Administrativa do CPCD, conta que ter o apoio contínuo dessas doações permite seguir inventando caminhos para transformar vidas de pessoas como Ana Roberta, que veio de outra cidade para Araçuaí/MG, junto com o marido e a família. Enquanto ele foi trabalhar em um bananal fora da cidade, ela, recém-formada em Geografia, conseguiu emprego como secretária.
A mãe pesquisou na internet e veio conhecer o projeto Ser Criança, tornando-se voluntária no horário de almoço. Perguntamos por que ela não trazia os filhos e a justificativa era logística: a casa era longe e o ônibus escolar os buscava e deixava em casa. Mas as crianças dela já estavam ansiosas para vir. Depois de várias maneiras, eles conseguiram participar e amam o projeto.
Flavia ressalta que hoje, a vivência e metodologia do projeto também ajudou essa mãe, que hoje é professora, a levar essa experiência para a própria sala de aula. E durante a pandemia, ela foi essencial para manter esse trabalho na instituição.
Mesmo na pandemia, o projeto seguiu alimentando sonhos, renovando esperanças de cada criança e foi maravilhoso participar de tudo isso. Muito bom ver o brilho no olhar das crianças. A cada brincadeira e lives que participaram, meus filhos se doavam a cada tarefinha cumprida.
Ana Roberta Sena Oliveira, 31 anos, mãe mobilizadora e voluntária do projeto Ser Criança.
Varejo Com Causa: o papel das marcas apoiando ONGs
A rede BK Brasil é um grande exemplo de Varejo Com Causa, usando seu canal e influência para a causa da educação e cultura de doação. A parceria com o Arredondar possibilita criar um canal poderoso para falar com milhares de pessoas, doa tempo em treinamentos e ações com colaboradores, comunicação, além de participar de visitas e criar ações diretas com as organizações.
E em datas emblemáticas como o Dia da Educação, é muito importante utilizar essa plataforma para inspirar e conscientizar sobre a importância de doar e fortalecer o trabalho dessas ONGs.
Agradecemos a cada cliente que arredonda o seu pedido; e ao time BK por fazer parte desse movimento por uma educação para todos, acessível e de qualidade.
Todo dia é dia de educar e todo dia é dia de doar.