No Brasil, as microdoações no checkout estão se consolidando como uma prática eficaz para unir responsabilidade social ao ato de consumo. Há mais de 12 anos, o Movimento Arredondar é pioneiro nessa iniciativa e já mobilizou 70 milhões de microdoações, arrecadando R$ 15 milhões para ONGs por meio do arredondamento do troco para diversas causas sociais. Essa abordagem simples transforma cada compra em uma oportunidade de impacto social, conectando consumidores a causas sociais de forma conveniente e acessível.
Nos Estados Unidos, essa prática arrecadou aproximadamente US$ 749 milhões em 2022, demonstrando seu potencial transformador no varejo. No Brasil, os supermercados representam mais de 20% das operações do Arredondar, com R$ 2,6 milhões em apoio a 29 ONGs. Supermercados oferecem um ponto de contato estratégico, integrando o ato de compra com a responsabilidade social. Essa é uma resposta ao desejo dos consumidores por transparência e impacto direto.
Relatório de Impacto ESG no Varejo 2024, do IDV e Mosaiclab
O estudo confirma que 88% dos consumidores brasileiros querem ver práticas socialmente responsáveis nas empresas. As microdoações no checkout, impulsionadas pelo modelo de arredondamento, promovem uma conexão emocional e de confiança entre o cliente e a marca. E ao permitir que qualquer pessoa contribua para causas importantes com apenas alguns centavos.
“Além de arrecadar fundos para causas sociais, as microdoações no checkout posicionam as empresas como agentes ativos de transformação social, fortalecendo a lealdade e a confiança dos consumidores”, comenta Beatriz Bouskela, diretora executiva do Instituto Arredondar. “Em 2023, por exemplo, as microdoações realizadas nos pontos de vendas de nossos parceiros beneficiaram mais de 2 milhões de pessoas e 30 mil animais”, finaliza.
As microdoações no varejo representam uma solução prática para aliar consumo e responsabilidade social. O sucesso global desse modelo e a generosidade dos brasileiros reforçam o potencial de crescimento das microdoações no país. Isso consolida o varejo como um agente de transformação social e promovendo uma cultura de doação contínua que beneficia milhões de pessoas e inúmeras ONGs.