A pesquisa pesquisa Brasil Giving 2020, realizada anualmente pela CAF e IDIS, aponta que Brasileiro apoia parcerias entre empresas e organizações sociais. O levantamento investiga o engajamento dos brasileiros em relação à doação, a pesquisa aponta:
- elevação da confiança dos brasileiros nas ONGs;
- apoio e demanda de investimento social feito por empresas;
- maior mobilização das pessoas em torno de causas políticas e sociais.
Destaques:
78% declararam que fizeram algum tipo de doação. E desses, 53% doaram dinheiro para uma ONG.
Quando questionados sobre o motivo: “porque faz com que eu me sinta bem” (52%) e “porque me preocupo com a causa (52%) são as frases que geram maior identificação.
Comparando os dados de 2018 e 2019, cresce a utilização de canais online:
- Utilização da conta bancária ou cartão de crédito (de 16% para 23%);
- Plataforma digital (12% para 16%);
- Conta cartão com tecnologia contatcless (7% para 12%).
Empresas e causas sociais
A pesquisa também mostra apoio a empresas que apoiam organizações sociais: 71% dos entrevistados estariam “inclinados a comprar um produto ou serviço de uma empresa que doa para causas sociais ou apoia a comunidade local”.
Especialmente, entre o público feminino (77% contra 65% dos homens).
Oito em cada dez pessoas (80%) concordam que as organizações sociais e organizações sem fins lucrativos “devem fazer parcerias com empresas para atingir seus objetivos”.
Assim, quando falamos em solidariedade empresarial, ou filantropia corporativa, a parceria entre marcas e o terceiro setor é bem vista e pode alavancar ações consistentes, com foco em doações e impacto social e ambiental.
Opinião positiva sobre as organizações sociais
Há uma visão mais otimista sobre as organizações sociais. Oito em cada 10 brasileiros concorda que as ONGs tiveram um impacto mais positivo no país como um todo (82% contra 73%, em 2018) e em suas comunidades locais (80% contra 73%, em 2018).
Entre as pessoas que acreditam que as organizações sociais tiveram impacto positivo em sua comunidade local, predomina o sentimento de que as organizações sociais ajudam as pessoas necessitadas:
- “Eu morava em uma comunidade realmente pobre e muitas ONGs sempre iam lá tentar levar as crianças para o esporte, dando chuteiras e uniformes de futebol e também conversando sobre não usar drogas ou beber.”
- “Somente as ONGs estão tendo um impacto, pois o governo não está fazendo nada.”
74% concordam que “a maioria das organizações sociais trabalha arduamente para alcançar resultados positivos para aqueles que pretendem ajudar”.
Metodologia
No Brasil, foram feitas 1.000 entrevistas online entre 13 e 27 de agosto de 2019, com pessoas maiores de 18 anos e que possuem acesso à internet.
Grau de confiança de 95% (o nível de confiança de que os resultados são um verdadeiro reflexo de toda a população). A margem de erro de 3%.