Folha S.Paulo – O Monitor das Doações da ABCR indica que dos R$ 6,8 bilhões doados durante a pandemia, somente 4% foram destinados à #educação. O brasileiro é solidário, mas muitas vezes deixa de participar por não saber como. E a proposta do Arredondar é usar tecnologia para fazer com que centavos doados na hora da compra apoiem causas como educação.
Desde 2018, a parceria do Movimento Arredondar com Burger King do Brasil já mobilizou R$ 2,6 milhões, convidando clientes a arredondar a compra e doar centavos em mais de 700 estabelecimentos da rede no país.
Doações arrecadadas para apoiar ONGs
“Precisamos pensar na educação dessas crianças, mas primeiro precisamos matar a sua fome”, afirma a assistente social Jacqueline Olegário, do Instituto Constelação, uma das 13 ONGs apoiadas pela parceria. Em 2020, os arredondamentos da parceria Movimento Arredondar e rede BK possibilitaram a doação de R$ 52 mil ao Instituto.
Com o agravamento da fome e da desigualdade no país, organizações adaptaram seus projetos para fortalecer a assistência social. Mas também precisaram se adaptar à falta de estrutura para trabalhar online e remoto. Jaqueline complementa: “Com as crianças alimentadas e seguras, damos continuidade ao trabalho. Nosso principal objetivo, neste momento, é fazer com que todas as crianças tenham acesso às aulas remotas das escolas. E como sabemos que grande parte deles não tem a estrutura necessária, viabilizamos esse acesso dentro da instituição”.
A sociedade brasileira pode fazer a diferença na crise
Para Ari Weinfeld, fundador do Movimento Arredondar e Presidente do Conselho, a ideia é simples e começa com unir a força da cooperação de muita gente! “A marca que abre o canal de venda, gerando engajamento no varejo físico ou online, operadores de caixa que fazem o convite, consumidores que doam e as ONGs que fazem um trabalho incrível na ponta.”
Iuri Miranda, CEO da BK Brasil, afirma que apoiar estas organizações significa garantir o desenvolvimento social, cultural e econômico do país. “Neste Dia Mundial da Educação, encorajo todos os nossos consumidores: Arredonde! Esses centavos podem promover um futuro melhor para milhares de pessoas.”
Arredondar é doar para apoiar o presente e o futuro da educação. Vamos?