fb-pixel
Skip to main content

Dia da Amazônia: 10 ONGS que trabalham pelo meio ambiente

By 5 de setembro de 2022fevereiro 19th, 2024Blog, Tricard

Você sabia que a Amazônia teve o pior índice de desmatamento em 2022?

 

No Dia da Amazônia, além de se informar sobre o que está acontecendo, é importante conhecer as ONGs que trabalham para preservar o Meio Ambiente e oferecem desde pesquisa e práticas para conservar a biodiversidade como levam formação para as comunidades locais explorarem os recursos da floresta de forma sustentável.

Ainda mais, que uma das coisas que mais preocupa é o avanço das áreas devastadas. Já são mais de 900 km² que deixaram de existir com o desmatamento ilegal no maior bioma do Brasil. O Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais) registra que esse é o maior índice desde 2016 (643,8 km²).

Voto verde nas eleições de 2022

 

A Amazônia vem ganhando mais espaço nas discussões sobre o futuro do país. Além da questão climática, o tema também é político. Principalmente frente as medidas polêmicas do Ministério do Meio Ambiente e em relação aos povos originários.

Assim, a insatisfação dos brasileiros com os esforços para preservar a floresta amazônica e conter as práticas criminosas na região cresce.

O Instituto de Clima e Sociedade (iCS) aponta que 81% dos eleitores levarão em conta pautas sobre a proteção da floresta Amazônica na agenda dos candidatos. O que está sendo chamado de ”voto verde”.

Viva a Amazônia viva!

 

No Dia da Amazônia, queremos gerar visibilidade para as organizações que estão lutando para garantir que a floresta permaneça viva!

Dessa forma, indicamos abaixo 9 organizações que atuam na preservação, educação ambiental, fazem pesquisas, geração de emprego e renda de forma sustentável. Algumas apenas na região Amazônica, outras em quase todos os biomas:

 

?IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas @institutoipe 

Trabalha para proteção da biodiversidade do país com pesquisa, educação e negócios conheça mais sobre essa ONG, apoie a causa.

 

?Associação Vaga Lume @_vaga_lume_

Empodera crianças na Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes.

 

?IDESAM – Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia @idesam

Desenvolve projetos para a conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

?FAS – Fundação Amazonas Sustentável @fasamazonia

A Fundação Amazonas Sustentável trabalha para perpetuar a Amazônia viva, com todos e para todos, orientados pela ideia de que a floresta vale mais em pé do que derrubada.

 

?ISA – Instituto Socioambiental @socioambiental

O Instituto Socioambiental (ISA) atua na defesa de bens e direitos relativos ao meio ambiente, patrimônio cultural, direitos humanos e dos povos indígenas e tradicionais.

 

?Imaflora @imaflorabrasil

Tem atuação voltada para o uso sustentável e inclusivo dos recursos naturais para gerar benefícios ambientais e sociais.

 

?Imazon @Imazon

O instituto de pesquisa da área ambiental, formado por brasileiros, tem como missão promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

?SOS Amazônia @sosamazonia

Promove a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia, em conexão com a floresta, povos e comunidades tradicionais.

 

?O Eco @siteoeco

O portal de jornalismo ambiental já tem 18 anos, sendo ”a voz dos bichos e das plantas de forma crítica e independente”. Publicam reportagens, análises e muitas dicas de documentários, webséries e podcasts para colocar o meio ambiente como manchete.

 

?União Amazônia Viva @uniaoamazoniaviva

O  movimento que nasceu para somar no enfrentamento da pandemia, para levar aos povos indígenas e comunidades tradicionais do Alto Rio Negro (AM) e Baixo Amazonas (PA) insumos para proteção à saúde. Mais de 6 milhões de reais foram arrecadados.

Leave a Reply

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com