A terça-feira depois da Black Friday é Dia de Doar
Um dia para conectar pessoas com causas e doações no mundo todo, isso é o Dia de Doar, que celebra o poder transformador da generosidade. Essa é a ideia do Giving Tuesday. A terça da solidariedade nasceu em 2012, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos; e hoje, acontece em 85 países.
No Brasil, a mobilização é chamada de Dia de Doar e faz parte do Movimento Por uma Cultura de Doação, do qual o Arredondar também faz parte. Dessa forma, quem lidera a organização do site oficial, material para divulgação (peças para post, jingles, stickers, logotipo) e programa de dados que monitora o alcance e o volume de doações no país é a ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos.
Cada campanha e participação no Dia de Doar é única e independente.
Consumidor mais consciente e mais solidário está mais aberto a doar
Os brasileiros estão preocupados com questões socioambientais e entendem que pessoas e empresas devem agir, além de cobrar resposta dos Governos. Os estudos Varejo Com Causa (Arredondar, Grupo MOL e Cause, 2021) e Doação Brasil (IDIS, 2020) indicam uma maior conscientização sobre o papel individual e uma expectativa de que ver ação das empresas no social.
O último Ranking Global de Solidariedade – World Giving Index 2022 (WGI) – aponta que o Brasil subiu 36 posições, ocupando agora a posição 18 entre 119 países na média geral. O levantamento, que é realizado pelo CAF – Charities Aid Foundation, e organizado pelo IDIS por aqui – analisa três comportamentos: ajudar alguém na rua, doar dinheiro para organizações sem fins lucrativos e fazer voluntariado.
O próprio crescimento do Dia de Doar no Brasil reflete essa receptividade para doar e se engajar com causas e conversas sobre filantropia.
Como participar?
Esse é um movimento onde todas e todos – pessoas, organizações da sociedade civil, entidades filantrópicas e empresas – podem participar gerando visibilidade para o trabalho das ONGs, falando de causas e doação, compartilhando experiências de doação e voluntariado.
Dia de Doar no calendário das marcas brasileiras
Empresas com posicionamento responsável e foco na responsabilidade social e sustentabilidade podem olhar o Dia de Doar como uma oportunidade para incentivar a compra com propósito.
A sequência de promoções da Black Friday e Cyber Monday é conectada ao espírito solidário que reacende no fim do ano, inspirando atitudes do bem. No mundo todo, campanhas do Giving Tuesday deixam de engajar a compra apenas pelo desconto e conversam com a vontade das pessoas de fazer parte de algo que gere impacto positivo para outras pessoas. No Dia de Doar, a jornada de compra dos clientes pode oferecer uma experiência aliada a causas e doação.
Essa é a proposta de parceria do Movimento Arredondar com marcas ao colocar a possibilidade de doação no checkout. Vemos que ações no Dia de Doar tem um potencial gigantesco de proporcionar ao consumidor um engajamento diferenciado para as compras de fim de ano.
”O Arredondar conecta a força de cada marca que abre seu canal para mobilizar doações, cada colaborador que faz o convite no caixa, cada pessoa que participa e aceita doar seus centavos. No dia a dia, o efeito disso é incrível porque as pessoas querem doar, então as empresas não podem ficar de fora de uma data como o Dia de Doar.
Ari WeinfeldEmpreendedor social e fundador
Campanhas relacionadas a causas e doação é uma das soluções do Movimento Arredondar para empresas parceiras. E os formatos para fazer ações no Dia de Doar são infinitos.