Skip to main content

Varejo Com Causa é uma pesquisa inédita sobre mecanismos de doação no varejo e o comportamento do consumidor em relação a doações no checkout, encomenda pelo GRUPO MOL (Editora MOL, MOL Consultoria, Instituto MOL, Razões para Acreditar, Varejo com Causa), Movimento Arredondar e Consultoria Cause.

Como nasceu o projeto

Existe uma grande demanda do envolvimento de empresas contribuindo para gerar impacto positivo na sociedade. E o futuro do varejo também conversa com essa expectativa que fica ainda mais acirrada com o envolvimento de marcas e pessoas em iniciativas solidárias na pandemia.

Compartilhar propósito, conscientizar, se envolver, já vem diferenciando a experiência de compra e o relacionamento com o cliente nas parcerias do Movimento Arredondar com empresas como Burger King Brasil, Petz, GOL Linhas Aéreas, Pão de Açúcar, NK Store, Corello, Shoulder, Quitanda, Track&Field, Belshop, Vazão, Amoreira, Privalia.

A pesquisa

A pesquisa foi dividida em duas fases: um mapeamento de mecanismos de doação entre os varejistas, com complemento amostral de empresas que já adotam formatos para doar na loja. E na segunda fase, foi realizada uma pesquisa quantitativa online na plataforma da MindMiners, com 600 consumidores de todo o Brasil, tendo um recorte comportamental sobre doação – 400 doadores e 200 não doadores.

Entre 278 varejos mapeados, 58% não possuem ou conhecem ferramentas de doação no checkout, como e produtos sociais, arredondamento de troco, reverter percentual da venda ou doação direta do cliente.

O que mostra que o varejo brasileiro ainda não responde ao cenário atual de consumidores mais conscientes e engajados com causas, participativos, mas sem saber como começar e disponíveis a doar se houvesse ferramentas que facilitassem.

As pessoas querem ser solidárias, mas precisam de um processo fácil, seguro e transparente. E as empresas podem viabilizar um canal abrindo possibilidades para que seus clientes contribuam com causas, no dia a dia, ao fazer compras nas lojas que gostam e confiam. 

Beatriz Bouskela, diretora executiva do Movimento Arredondar.

Os principais insights trazidos pelo estudo serão apresentados ao vivo, na live de abertura da Semana Varejo Com Causa, iniciativa do Grupo MOL. Participam da primeira conversa Rodrigo Pipponzi (Editora MOL), Beatriz Bouskela (Arredondar) e Monica Gregoria (CAUSE), com apresentação de Aiana Freitas, editora-chefe do Mercado & Consumo que transmite o evento no seu canal do Youtube.

A live também estará gravada e disponível no Youtube do Arredondar.

Live abertura Semana do Varejo com Causa - MOL, Arredondar e CAUSE Programação Semana Varejo com Causa - iniciativa Grupo MOL, Movimento Arredondar e CAUSE

Semana do Varejo Com Causa

Os principais insights trazidos pelo estudo serão apresentados ao vivo, na live de abertura da Semana Varejo Com Causa.

Participam da primeira conversa Rodrigo Pipponzi (Editora MOL), Beatriz Bouskela (Arredondar) e Monica Gregoria (CAUSE), com apresentação de Aiana Freitas, editora-chefe do Mercado & Consumo que transmite o evento no seu canal do Youtube.

A live também estará grava e disponível no Youtube do Arredondar.

De 8 a 12 de Novembro, o evento recebe CEOS e conselheiros dos maiores varejos brasileiros como Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Iuri Miranda(Burger King do Brasil), Sergio Zimerman (Petz), Paulo Kakinoff (GOL Linhas Aéreas), Erasmo Toledo (Natura), Cristina Sarian (RD e Lojas Marisa), Sergio Borriello (Pernambucanas), Fabio Adegas Faccio (Grupo Lojas Renner S.A.), Pedro Zemel (Grupo SBF – CENTAURO), Denis Minev(Bemol), Estevan Sartoreli (Dengo Chocolates), Juliano Ohta (Telhanorte Tumelero), Hugo Bethlem (Capitalismo Consciente), Marcelo Silva (IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo)

Conheça a pesquisa e a plataforma Varejo Com Causa

Deixe um comentário