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A terça-feira depois da Black Friday é Dia de Doar

 

Um dia para conectar pessoas com causas e doações no mundo todo, isso é o Dia de Doar, que celebra o poder transformador da generosidade. Essa é a ideia do Giving Tuesday. A terça da solidariedade nasceu em 2012, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos; e hoje, acontece em 85 países.

No Brasil, a mobilização é chamada de Dia de Doar e faz parte do Movimento Por uma Cultura de Doação, do qual o Arredondar também faz parte. Dessa forma, quem lidera a organização do site oficial, material para divulgação (peças para post, jingles, stickers, logotipo) e programa de dados que monitora o alcance e o volume de doações no país é a ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos.

Cada campanha e participação no Dia de Doar é única e independente.

Consumidor mais consciente e mais solidário está mais aberto a doar

 

Os brasileiros estão preocupados com questões socioambientais e entendem que pessoas e empresas devem agir, além de cobrar resposta dos Governos. Os estudos Varejo Com Causa (Arredondar, Grupo MOL e Cause, 2021) e Doação Brasil (IDIS, 2020) indicam uma maior conscientização sobre o papel individual e uma expectativa de que ver ação das empresas no social.

O último Ranking Global de Solidariedade – World Giving Index 2022 (WGI) – aponta que o Brasil subiu 36 posições, ocupando agora a posição 18 entre 119 países na média geral. O levantamento, que é realizado pelo CAF – Charities Aid Foundation, e organizado pelo IDIS por aqui – analisa três comportamentos: ajudar alguém na rua, doar dinheiro para organizações sem fins lucrativos e fazer voluntariado.

O próprio crescimento do Dia de Doar no Brasil reflete essa receptividade para doar e se engajar com causas e conversas sobre filantropia.

Como participar? 

Esse é um movimento onde todas e todos – pessoas, organizações da sociedade civil, entidades filantrópicas e empresas – podem participar gerando visibilidade para o trabalho das ONGs, falando de causas e doação, compartilhando experiências de doação e voluntariado.

Dia de Doar no calendário das marcas brasileiras

 

Empresas com posicionamento responsável e foco na responsabilidade social e sustentabilidade podem olhar o Dia de Doar como uma oportunidade para incentivar a compra com propósito. 

A sequência de promoções da Black Friday e Cyber Monday é conectada ao espírito solidário que reacende no fim do ano, inspirando atitudes do bem. No mundo todo, campanhas do Giving Tuesday deixam de engajar a compra apenas pelo desconto e conversam com a vontade das pessoas de fazer parte de algo que gere impacto positivo para outras pessoas. No Dia de Doar, a jornada de compra dos clientes pode oferecer uma experiência aliada a causas e doação.

Essa é a proposta de parceria do Movimento Arredondar com marcas ao colocar a possibilidade de doação no checkout. Vemos que ações no Dia de Doar tem um potencial gigantesco de proporcionar ao consumidor um engajamento diferenciado para as compras de fim de ano.

O Arredondar conecta a força de cada marca que abre seu canal para mobilizar doações, cada colaborador que faz o convite no caixa, cada pessoa que participa e aceita doar seus centavos. No dia a dia, o efeito disso é incrível porque as pessoas querem doar, então as empresas não podem ficar de fora de uma data como o Dia de Doar.

Ari WeinfeldEmpreendedor social e fundador

Campanhas relacionadas a causas e doação é uma das soluções do Movimento Arredondar para empresas parceiras. E os formatos para fazer ações no Dia de Doar são infinitos.

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