iFood adota modelo de arredondamento pelo app
Em parceria com o Movimento Arredondar, o iFood lança formato de arredondamento e microdoação em centavos pelo app. A nova funcionalidade de arredondamento powered by Arredondar foi implementada como resultado do projeto especial de consultoria realizado para o iFood com o objetivo de potencializar o programa de doação, que já arrecadou 15 milhões desde 2020.
O Arredondar utilizou a metodologia de Growth na área de EMI (Educação, Meio Ambiente e Inclusão), trazendo um olhar estratégico para a análise de dados e a construção de uma rotina de experimentos em torno dos objetivos delimitados pela equipe para ampliar os formatos de doação no aplicativo e fortalecer o movimento interno de apoio a causas sociais.
O arredondamento no checkout foi um desses experimentos. Já tinha sido testado em uma primeira versão; e agora ganhou uma versão mais simplificada para os doadores, com análise de potencial de arrecadação e capacidade de mobilização de doadores trazidos pela metodologia do Arredondar.
Como funciona arredondar no app do iFood?
Pelo app, é possível realizar uma microdoação em centavos, modelo que é referência com o Movimento Arredondar desde 2011. Ao escolher essa opção, os clientes podem arredondar o valor total do pedido para cima, até o próximo número cheio, e fazer uma doação de 50 a 99 centavos.
Por exemplo, se do pedido deu R$ 27,15, arredonda para R$ 28 no momento de pagar. E a doação será de 0,85 centavos. Esse formato é válido apenas para pagamentos com cartão de crédito.
Além disso, ainda é possível doar pela página Minhas Doações, direto pelo perfil do usuário, com a possibilidade de escolha da causa e ONG a que o usuário deseja realizar uma doação.
“Trabalhamos a doação como um gesto fácil e acessível, incorporado à rotina de compras. É algo que passa a fazer parte da cultura da pessoa”, afirma Camila Pasin, coordenadora de Engajamento de Marcas do Arredondar.
Dia de Doar no iFood
O mês do Giving Tuesday foi escolhido para lançar a nova funcionalidade, ampliando as possibilidades de doação por meio da plataforma.
E para o Dia de Doar, que acontece em 29 de Novembro, a marca vai dobrar todas as doações realizadas pelos clientes em qualquer um dos formatos para as causas do combate à fome, da educação e das questões socioambientais.
O objetivo da ação ”Alimentando o futuro” é direcionar um recurso institucional de igual valor ao arrecadado pela app para ONGs da causa da educação. Além de participar da mobilização global e inspirar milhares de brasileiros a fazer uma doação, a ação também coloca a marca entre os destaques de empresas participando do Dia de Doar.