fb-pixel
Skip to main content

Confira algumas práticas para engajar colaboradores através de causas sociais

Quando empresas escolhem apoiar causas e ONGs, o primeiro direcionamento é pensar qual é a causa que faz sentido para a atuação e o público. Mas pensar somente nos clientes como público-alvo não é suficiente, pensar no público interno no momento de implementar essas ações sociais pode ajudar muito na hora de engajar colaboradores.

O posicionamento estratégico começa dentro de casa, com os colaboradores internos. É onde começa a oportunidade da marca em criar estratégias de descoberta de talentos, protagonismo de colaboradores, cultura da empresa e reconhecimento.

Em parceria com varejistas, a solução do arredondamento das compras no checkout tem na frente do caixa o principal aliado para que a doação aconteça. Ali, na boca do caixa, é o momento de transformar a jornada de compra em uma experiência solidária ao promover a conexão entre a causa, a marca, o colaborador e o cliente – que pode fazer a diferença com centavos do troco doados.

Neste momento, a proposta se concretiza em ação e transformação.

Colaborador que abraça a causa aumenta o potencial de arrecadação

Para o varejo, apoiar uma causa socioambiental significa também atribuir mais valor ao próprio serviço ou produto, conectando seu negócio com impacto positivo. A construção dessa jornada exige que os colaboradores estejam verdadeiramente conectados com as ações da empresa para maior credibilidade da ação e construção do impacto de dentro para fora. Assim, é essencial o envolvimento e a identificação do colaborador com a causa apoiada pela marca.

Ao fazer o convite para o cliente arredondar e doar, os colaboradores tornam-se porta-vozes da parceria, por isso precisam estar próximos e entender como vão contribuir para gerar impacto positivo.

Para isso funcionar na prática, junto com os gestores de operação e endomarketing, é possível construir estratégias personalizadas de acordo com a cultura da marca para promover a participação, desde o nível gerencial até os times de loja.

Em um dos primeiros treinamentos no Pão de Açúcar, eu fui lá e ouvi de uma das operadoras de caixa que arredondar era uma pergunta que ela fazia para a comunidade. E isso é muito forte porque ela sabia que era importante e se sentia parte disso!

Ari WeinfeldFundador e presidente do Conselho do Arredondar

5 boas práticas para engajar colaboradores e inserir causas na cultura da empresa

  1. Comunicação recorrente. Receber informação é a primeira chave para destravar o distanciamento e desconhecimento das pessoas sobre causas e impacto social. Com a considerável rotatividade de pessoas no varejo, este ponto é imprescindível para que as equipes tenham conhecimento em relação aos projetos e campanhas.
  2. Transparência. O colaborador também precisa conhecer a jornada da doação e o que é feito com o dinheiro arrecadado. Por isso, é importante encontrar diferentes meios de traduzir o resultado gerado nas organizações apoiadas.
  3. Compartilhar histórias de impacto dimensiona a importância do que as ONGs estão fazendo para que essas histórias sejam possíveis, além de humanizar e tornar o impacto palpável. Pessoas são motivadas por outras pessoas!
  4. Estimular a competição saudável e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos times em campo aumenta a participação e o interesse na ação. As dinâmicas, além de gerar mais proximidade e comprometimento, traçam um objetivo – que pode ser na forma de meta -, sem falar no incentivo pessoal para receber premiações ou outras formas de reconhecimento pela companhia.
  5. Identificar e dar voz aos protagonistas. Em toda a equipe, encontramos pessoas criativas, talentosas e influenciadoras. As campanhas também são um espaço no qual as pessoas querem protagonizar e emprestar sua voz para inspirar e incentivar os colegas, amigos e familiares, tornando-se um grande diferencial até para a relação com o trabalho.

Case Petz e Arredondar: engajamento interno e apoio à causa animal

Na Petz, rede parceira do Arredondar há mais de 3 anos, as ações de engajamento assumem um papel essencial para a expansão da parceria e impacto gerado, aumentando significativamente as arrecadações em apoio a ONGs de bem-estar animal. Arredondar é uma das iniciativas do programa Adote Petz, e tem alta adesão dos clientes.

Desde o início até aqui, já foram realizados mais de 8.7 milhões de atos de doação, mobilizando mais de R$ 1.6 milhões arrecadados em prol da causa.

A campanha de engajamento interno realizada em Maio resultou no mês recorde de arrecadação da parceria. Com uma média de 12 doações por minuto – o que significa mais de 2 doações a cada 5 segundos! -, isso representa um crescimento de 16% em relação à arrecadação do mês anterior.

Com a duração de 30 dias, a campanha teve seu lançamento com um treinamento reforçando a operação nas lojas, além de ter sido recheada de informações de impacto sobre a causa, envolvimento diário com conteúdos para engajar os times e destacar depoimentos dos colaboradores que participam, desde a frente de caixa até gerência de lojas.

E para fechar com chave de ouro, as lojas com maiores resultados foram premiadas com troféus, medalhas e plaquinhas sobre a causa animal.

Quando olhamos os números arrecadados, vemos o quão poderoso um pequeno gesto, tanto nosso quanto do nosso cliente, representa para cada pet resgatado. Esse trabalho tão lindo e completo é, de fato, um gesto de amor. Nos motiva muito a falar da causa para todos os clientes que atendemos nos caixas, pois trabalhamos por um propósito e isso faz a diferença.

Francieli Miranda Nogarotto,Gerente de loja ITPT-SP na Petz.

O engajamento de colaboradores apoiando causas e ONGs ressalta o valor de fazer parte do time da empresa, fortalece laços e atrai talentos quando o propósito é percebido no posicionamento e na cultura empresarial.

Acesse a matéria RH Pra Você

Leave a Reply

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com